Refeições

comidaO pequeno-almoço do Montes de Charme é um bufete self-service, rico em produtos regionais e produtos caseiros: pão Alentejano, variedade de enchidos, queijos, compotas, sumos e fruta do nosso pomar, bolos, salgados entre outros produtos, trazem-lhe logo pela manhã o cheiro e os sabores do Alentejo.
É servido das 8.30 às 10.30.

O Montes de Charme tem ao seu dispor algumas refeições ligeiras para almoço e lanche: sandes especiais, tapas, wraps, saladas, tábua de enchidos e queijos, entre outras opções, acompanhadas por um vinho alentejano das adegas da rota dos vinhos ou por outra bebida existente. Poderá saboreá-las no alpendre, na piscina, nos panorâmicos espaços verdes ou em qualquer recanto do monte. Pedidos a partir do 12.30.

Ao Jantar: Apenas disponível por encomenda.

Sinta, os sabores aromáticos da gastronomia Alentejana. Um dos traços mais característicos desta, é a sofisticada utilização de ervas como ingredientes essenciais na confeção dos alimentos. E isso explica-se por uma cozinha, outrora pobre, que teve de encontrar nas ervas humildes da região a fórmula sábia para se enriquecer. Quando mais nada havia que pão rijo, os alentejanos experimentaram amolecê-lo em água quente e dar-lhe os sabores que tinham à mão: alho, coentros e um fio de azeite. O resultado foi uma açorda alentejana e migas alentejanas que são hoje prato rei em todos os restaurantes do Alentejo e integram orgulhosamente a melhor gastronomia nacional.

Introduzidas por influência árabe, as ervas invadiram a cozinha alentejana com o tomilho e o alecrim a inebriarem o borrego, o manjericão a cortar o doce do tomate, o estragão a complementar o frango e os orégãos a transformar o queijo em ambrósia.

Só é preciso deixar voar a imaginação e o paladar e deixar-se conquistar pelo perfume e pelo sabor de mais de duas dezenas de ervas diferentes, que pode comprar nas feiras e mercados das terras alentejanas.